QUEM SOMOS?

Dr. Bernardo Marinho Barcellos

Doutorando e Mestre em Direito Tributário, graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2009), o Dr. Bernardo Marinho Barcellos é advogado público da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), com sólida atuação em Direito Público, Direito Imobiliário e Energia Solar.

 

Atualmente é Presidente da Comissão da Advocacia Pública dos Estados do Distrito Federal e Conselheiro da OAB/DF (triênio 2022/2024). Também preside a Associação dos Advogados da Terracap (triênios 2020/2022 e 2023/2025) e foi Presidente da Comissão dos Advogados Integrantes das Empresas Estatais do DF da OAB/DF (2019/2021).

 

É Sócio-Fundador do escritório Marinho Barcellos e Costato Advogados, professor de Direito Tributário no Instituto de Ciências Jurídicas da Faculdade Mar Atlântico e elabora questões para concursos públicos.

 

Sua produção acadêmica inclui livros e artigos jurídicos, como a obra “Imunidade Musical na Constituição Federal de 1988” (2022) e o artigo “Imposto de Renda Pessoa Física: a dedução de despesas médicas que pode não ser o melhor remédio” (Jus Navigandi).

Dra. Débora Costato Brescianini Barcellos

Advogada e bióloga, a Dra. Débora Costato Brescianini Barcellos possui trajetória acadêmica multidisciplinar e atuação especializada em Bioética, Biodireito e Direitos Humanos.

É Doutoranda em Bioética pela Universidade de Brasília, Mestre em Bioética (UnB, 2022), graduada em Direito (UniCEUB, 2018) e em Ciências Biológicas (UnB, 2016), com ênfase em microbiologia.

Sócia do escritório Marinho Barcellos e Costato Advogados, atua como membro da Comissão de Bioética e da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/DF, contribuindo para debates e avanços nessas áreas.

Vice-Presidente da Comissão de Biodireito da Riex.

Entre suas publicações estão o artigo A epidemia de cesarianas através de uma visão iatrogênica, a coautoria no livro A efetivação dos Direitos Humanos e Fundamentais: caminhos e descaminhos (2022) e capítulos de obras voltadas à bioética e direitos fundamentais.

Participou ainda de eventos acadêmicos relevantes, como o IV Seminário Anual de Bioética e Biodireito.